links

Importância da Nutrição na Gravidez

Durante a gravidez, é ainda mais importante adoptar um estilo de vida saudável, e como tal manter uma alimentação equilibrada. O consumo de uma grande variedade de alimentos saudáveis fornece - à mulher e ao bebé em desenvolvimento – uma séria de nutrientes importantes tais como: proteínas, vitaminas, sais minerais entre outros. Contudo, comer bem não significa comer muito nem engordar demais. Assim sendo, é fundamental a orientação de um profissional especializado para que a dieta seja personalizada e adaptada de acordo com as necessidades nutricionais individuais, recorrendo à avaliação antropométrica e de análises laboratoriais.

 

Funções do Dietista
Actualmente, o Dietista pode assumir diferentes funções na sua prática, em três grandes áreas de intervenção:

  • Clínico: o Dietista é responsável pela avaliação nutricional, determinação das necessidades nutricionais, planificação e supervisão de planos alimentares, pelo aconselhamento nutricional em consulta ou durante o internamento; colabora em equipas multidisciplinares de saúde na definição de protocolos e estratégias que promovam a recuperação/melhoria na saúde nutri-cional e funcional dos doentes.
  • Comunitário ou de Saúde pública: o Dietista está directamente envolvido na promoção da saúde e prevenção da doença mediante o estabelecimento de políticas que conduzam à promoção de hábitos alimentares saudáveis dos indivíduos e grupos no sentido da saúde nutri-cional das populações.
  • Restauração Pública e Colectiva | Gestão, o Dietista Administrador/ Gestor é responsável pela organização e gestão de serviços de nutrição e dietética em instituições hospitalares e não hospitalares (empresas, etc.); intervém na gestão da restauração pública e colectiva, proporcio-nando refeições de qualidade e equilíbrio nutricional a indivíduos ou grupos.